Brasil - Portugal - África

Teia Literária

Revista de Estudos Culturais: Brasil - Portugal - África

E-books
Teia Literária 5: EROS E UTOPIA
Autoria: Raquel Cristina dos Santos Pereira
Ano: 2011
Tamanho: 2 MB
Formato: PDF
Sinopse:
Sob a magia do Eros, pensadores fizeram germinar e crescer, ao longo de cinco anos, a plural e entrelaçada rede do saber que compõe a revista Teia Literária. Criamos e consolidamos mais um espaço de plena liberdade intelectual para o debate cultural, que jamais se afastou do seu primeiro e maior comprometimento: a busca pelo avanço da pesquisa acadêmica. A cada número editado, fomos lendo, reescrevendo e compartilhando o mundo nas malhas da ficção. Um trabalho em conjunto e em comum que, desde o princípio, vislumbrou superar os limites dos estudos literários, a partir do diálogo de referenciais teórico-críticos que potencializam as interconexões entre a literatura e os demais campos do conhecimento, como a História, a Filosofia e a Antropologia, dando a conhecer por meio das releituras literárias e estéticas, alguns dos pormenores culturais, políticos e sociais determinantes para a formação das nações que têm a Língua Portuguesa como oficial. Pois, como registramos na primeira edição desta publicação, a Língua Portuguesa é o nosso tear, a literatura o nosso fio e os autores os tecelões da extensa Teia em que se transformou a Teia Literária. A partir da temática Eros e Utopia, este quinto número da revista apresenta, por meio dos artigos, um leque de discussões que impulsionam o leitor a abrir mão de antigas percepções de olhar o mundo para poder ir além de si mesmo e, assim, compreender quão contínua é a descontinuidade dos valores que ditam as regras da vida em sociedade.

 
Teia Literária 4: OS NARRADORES DO SÉCULO XXI
Autoria: Raquel Cristina dos Santos Pereira
Ano: 2010
Tamanho: 911 KB
Formato: PDF
Sinopse:
Dialogando com o avanço da pesquisa acadêmica, o quarto número da revista Teia Literária se insere no universo da literatura do século XXI, lançando mão da curiosidade e cedendo espaço à plena liberdade de reflexão diante da arte de escrever. A cada página "tecida", somos conduzidos a nos distanciar, vagarosamente, do senso comum do pensamento crítico e artístico de recentes tempos passados, acenando, assim, para possíveis vias do conhecimento que buscam renovar, a partir do contexto ficcional, as implicações estéticas, éticas e sociais que modelam a figura do narrador.

 
Teia Literária 3: Memória, Imaginário e Identidade Cultural
Autoria: Raquel Cristina dos Santos Pereira
Ano: 2009
Tamanho: 2 MB
Formato: PDF
Sinopse:
Vias de leitura acerca das representações literárias lusófonas são aqui apresentadas pelas críticas que constroem o corpus analítico desse terceiro número da revista Teia Literária, cuja temática gira em torno dos conceitos de MEMÓRIA, IMAGINÁRIO E IDENTIDADE CULTURAL.

 
Teia Literária 2: METAMORFOSES POLÍTICAS E CULTURAIS NOS SÉCULOS XX E XXI
Autoria: Raquel Cristina dos Santos Pereira
Ano: 2008
Tamanho: 1 MB
Formato: PDF
Sinopse:
Metamorfoses políticas e culturais nos séculos XX e XXI é a temática que emoldura as reflexões críticas apresentadas nos textos que compõem o corpus do segundo número da revista Teia Literária. A eleição deste tema propõe mostrar como as expressões literárias, seja por meio da prosa ou da poesia, registram as múltiplas versões dos processos histórico-culturais, possibilitando, assim, uma compreensão diversificada e qualitativa acerca dos contextos sociais que envolvem as nações.

 
Teia Literária 1: MODERNO - MODERNISMO - MODERNIDADE
Autoria: Raquel Cristina dos Santos Pereira
Ano: 2007
Tamanho: 713 KB
Formato: PDF
Sinopse:
Teia Literária é uma revista de Estudos Culturais que promove novas reflexões científicas, divulgando pesquisas acadêmicas no âmbito das Literaturas de Língua Portuguesa. Cada número é composto por uma seção temática de artigos, uma de entrevista e uma de resenhas.

Site do Escritor criado por Recanto das Letras